top of page
Buscar
Foto do escritoratuageneticaecb

Autismo


O que é?

O autismo é uma perturbação do desenvolvimento do cérebro em que as pessoas têm dificuldade de comunicação e nas interações sociais, podendo apresentar ainda padrões de comportamento, interesses e atividade fora do habitual.

Os médicos usam o termo “Perturbações do Espetro do Autismo” para definir um conjunto de perturbações neuropsiquiátricas do desenvolvimento da criança resultantes de disfunções do desenvolvimento do sistema nervoso central. Há cinco tipos de perturbações, mas os principais são o autismo clássico, o síndrome de Asperger e a Perturbação do Desenvolvimento Sem Outra Especificação.

Causas

No decorrer do diagnóstico desta anomalia não há certezas sobre como pode decorrer o seu desenvolvimento, porém ainda não se identificaram causas específicas, mas acredita-se que a origem desta doença esteja relacionada com teorias que incluem a evidência de fatores genéticos, ambientais e orgânicos.

Alguns dos fatores desencadeantes desta perturbação são:

- Predisposição genética;

- Complicações durante a gravidez;

- Fatores que ocorrem durante ou depois do nascimento;

- Epilepsia;

- Anomalias nas estruturas e funções cerebrais;

- Género (o género masculino tem uma maior facilidade de conter esta mutação enquanto as raparigas apresentam uma menor taxa de contraírem autismo.)


Manifestações

Esta perturbação manifesta-se no domínio social, da linguagem e comunicação, do pensamento e comportamento.

Domínio social:

O desenvolvimento interpessoal da criança é diferente dos padrões habituais; a criança tende a isolar-se ou a interagir de forma estranha. No entanto, há formas de estimular a criança, mas que devem ser testadas caso a caso, visto que normalmente não conseguem estabelecer nenhum tipo de relação.

Domínio da comunicação:

Devido à sua capacidade cerebral limitada, estima-se que apenas metade dos autistas não desenvolvam a comunicação a nível da fala e da gestualidade ao longo da sua vida.

Domínio do pensamento e do comportamento:

A ausência de imaginação é um traço característico, assim como a rigidez do pensamento, e a tendência para comportamentos obsessivos e ritualistas, com dependência de rotinas.

Outras manifestações:

§Atraso mental;

§Epilepsia;

§Bipolaridade;

§Hiperatividade;

§Impulsividade;

§Défice de atenção;

§Perturbação obsessiva compulsiva;

§Hábitos de comer e dormir pouco usuais;

§Ausência de medo.


As pessoas com este tipo de perturbações podem reagir de forma estranha ao toque, cheiro, sons, estímulos visuais ou de paladar.

Diagnóstico precoce

Um diagnóstico precoce é essencial para começar a trabalhar com a criança. A consulta com um especialista é indispensável também para descartar outras doenças ou até afastar a hipótese de autismo. Algumas características podem mostrar-se, em maior ou menor grau. Podem ser pouco sociais, mais obsessivas, como birras exageradas e despropositadas ou com uma ligação estranha a certos objetos.

O autismo muitas vezes pode ser leve e confundido com timidez, falta de atenção ou “esquisitice”. Por isso, em caso de dúvidas, é recomendado realizar uma consulta com um médico para fazer uma avaliação e indicar o tratamento mais adequado.



Webgrafia :


Vídeo:



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page